Realizada 5ª Mostra Social de Ipueira

Publicado em: 17/08/2018 12:47

Mais uma noite única da programação da festa de Ipueira e ontem, 16, no Macedão, foi realizada a 5ª Mostra Social, cujo tema central se voltou à “Diversidade cultural como instrumento de inclusão social”.

O objetivo da mostra foi apresentar as várias ações, serviços e oficinas que são oferecidos à população através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Serviços estes, que focam na garantia dos direitos socioassistenciais dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assim como na prevenção e minimização das vulnerabilidades sociais.

O CRAS oferece, atualmente, 8 oficinas e beneficia cerca de 200 pessoas do município de Ipueira, envolvendo desde crianças a representantes da melhor idade.

Dando início às apresentações, a coordenadora do CRAS, Maivânia Sousa, a orientadora social, Lêda Mayara, e o oficineiro, Carlindo Araújo, declamaram a poesia “Diversidade”, de Braúlio Bessa.

Em seguida, foi a vez do Grupo Geração Brasil I, coordenado pelo facilitador Jonathan Dantas, apresentar a música “Ninguém é igual a ninguém”, de Isabela Bertoloto. Ainda sob a supervisão de Jonathan, a terceira apresentação foi exibida por integrantes do Grupo Geração Brasil II, que através da arte cênica trabalhou a temática central do evento.

Após as crianças, o Grupo de Idosos Maria das Dores Paulina, coordenado por Carlindo Araújo, apresentou a rancheira, estilo musical brasileiro, originado no meio rural.

Finalizada a participação da melhor idade, sob a coordenação do oficineiro Jefferson Morais, crianças e adolescentes do Grupo Som da Alma interpretaram a música “Por enquanto”, da Legião Urbana.

Um outro grande momento da noite foi a apresentação do Grupo Unidos do Quilombo, coordenado voluntariamente por Ricardo Santos, que apresentou uma roda de capoeira. Vale destacar que esta oficina foi criada este ano no município.

Dando continuidade à programação, o Grupo Geração Brasil III, coordenado por Carlindo, apresentou a dança do ventre. O momento contou com a participação de crianças e adolescentes.

Já a oitava apresentação foi a dança carimbó, exibida pelo Grupo de Mulheres. Neste momento, foi feita uma homenagem a ex-primeira dama do município, Floriza Nóbrega Neves, esposa do saudoso Enock Pereira Neves, ex-prefeito de Ipueira, que nomeou o Grupo de Mulheres.

E encerrando a programação da mostra, mesclando o cênico e circense, foi apresentado pelos adolescentes do CRAS, o musical “Dança dos Ventos”.

A mostra foi uma promoção da Prefeitura de Ipueira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Contou, ainda, com a presença do grupo de idosos de São João do Sabugi (RN).